Deus nos chama para um relacionamento com Ele.

pessoalmente

Deus nos chama para um relacionamento com Ele.

Por: Murilo Mattos | Igreja Embaixada do Reino de Deus – Florianópolis-SC

É interessante como nas escrituras podemos observar o desejo que Deus tem em se relacionar com Seu povo. Desde Gênesis, com Adão no jardim, onde o próprio Deus descia para estar com Adão e Eva no fim do dia, até Apocalipse, quando Ele exorta a igreja de Éfeso para voltar ao primeiro amor, podemos observar o desejo profundo que arde no coração de Deus para estar no meio do Seu povo. O marco disso encontramos no velho testamento, quando Davi construiu uma tenda para abrigar a Arca da Aliança que representava a Presença de Deus ( 1 Crônicas 15-1 e II Samuel 7 – 1 e 2 ), a tenda era o lugar de encontro, não somente do sacerdote, mas de todo o povo, finalmente, a Presença de Deus, em um tempo da história, ficou acessível a todo o povo. A tenda foi construída no alto do monte Sião, em qualquer lugar de Jerusalém, poderia olhar para o monte e contemplar a presença de Deus la dentro da Arca com sua Shekina (fogo) aceso, a Presença de Deus, enfim estava em um lugar de adoração no meio do povo, no meio da tenda, em cima de um monte que se localizava no meio de Jerusalém! A Presença era e estava no centro!

Esse é um dos motivos que Deus decidiu reedificar a tenda de Davi que havia caído, ele declara isso em Amós 9-11, ”Eis, portanto, que naquele Dia levantarei a Tenda caída de Davi. Consertarei o que estiver danificado, e restaurarei as suas ruínas. Eu mesmo a reerguerei, para que seja tão exuberante quanto foi nos dias antigos; e faz a mesma declaração em Atos 15-16 e 17: Depois disso voltarei, e reconstruirei a tenda de Davi, que está caída; reedificarei as suas ruínas, e tornarei a levantá-la; 17para que o restante das pessoas busque ao Senhor, sim, todos os gentios, sobre os quais é invocado o meu Nome,

Aquela tenda, sem dúvida, naquele tempo, se tornou a casa favorita de Deus, portanto, nos dias de hoje, Ele quer tornar a edificar.

Um fruto de Samuel.

No que diz respeito a Presença de Deus, não tem como falar de Davi, sem, antes, falar sobre seu discipulador e profeta, Samuel. Creio eu, que a paixão gerada no coração de Davi por Deus e por Sua Presença, foi transferida por Samuel.

1 Samuel 3-1 ao 3

1Samuel ainda era menino, mas continuava a servir ao SENHOR, sob a direção de Eli. Naquela época raramente Yahweh falava aos seus servos, e as visões haviam se escasseado muito. 2Certa noite, Eli, cujos olhos estavam ficando tão debilitados que já não conseguia mais enxergar, estava deitado em seu lugar de costume. 3Samuel dormia na Tenda Sagrada de Yahweh, onde ficava a Arca da Aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa.

Podemos observar, que, desde menino, Samuel já alimentava um desejo profundo de estar com Deus e se relacionar com Ele, Samuel dormia no mesmo lugar ( tenda ) onde estava a Arca da Aliança. O desejo de Samuel era estar onde Ele estivesse. E percorrendo todo o capítulo 3, podemos observar o encontro entre Samuel e o Deus que ele adorava, e o versículo 19 faz uma declaração fantástica: 19Enquanto Samuel crescia, o SENHOR estava com ele, e fazia com que todas as palavras do jovem, de fato, se cumprissem. 20Todo o Israel, desde Dã até Berseba, reconhecia que Samuel estava confirmado como verdadeiro profeta do SENHOR. 21E o SENHOR continuou aparecendo em Siló, onde havia se revelado a Samuel por meio de sua Palavra.

A escolha de Deus por Samuel, é o resultado do relacionamento entre Samuel e Deus. Aquilo que no início do capítulo era raro ( as manifestações de Deus ), agora passou a ser comum, Deus encontrou alguém, com o coração disposto para ser a habitação e fonte de Sua manifestação na terra. Samuel convivia com Deus, e isso certamente foi repassado a Davi. O Mesmo prazer que Samuel tinha de estar onde Deus estivesse, é o mesmo prazer que Davi alimentava em seu coração. Salmos 27-4: Um anseio manifestei ao SENHOR, e sua realização buscarei: que eu possa viver na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a glória do SENHOR e buscar sua orientação no seu templo.

E a “dinâmica” desse relacionamento está no versículo 8 desse mesmo capítulo: Meu coração compreendeu o teu mandamento: “Buscai a minha face”, e por tua presença meu ser anela.

Buscar a face de Deus e buscar Sua Presença! Samuel lapidou Davi ( que já tinha um coração de adorador enquanto cuidava das ovelhas de seu pai, e de alguma forma também viu Deus agir com livramento ), porém um nível foi elevado, Davi também construiu uma tenda para “guardar” a Presença de Deus, só que dessa vez, diferente de Samuel que ficou apenas para si, Davi abriu a tenda para o povo, e assim como Samuel, em um tempo onde uma a manifestação de Deus era rara, pelo fato de um dia a Presença ter saído de Israel, Davi restaurou essa manifestação, trazendo a Presença de Deus de volta para o meio povo.

Deus está procurando pessoas dispostas a conviver com Ele, para que Sua Presença volte a se manifestar no meio da cidade e também da nação. Essas pessoas precisam ser adoradores que o adorem em Espírito e em verdade ( João 4-23) e seus corações precisam ser totalmente dEle ( 2 Crônicas 16-9 ).

João e Pedro

João e Pedro, são duas pessoas que trouxeram a manifestação de Deus para uma igreja onde não havia mais isso, em Atos 3 encontramos a história de um coxo que todos os dias levavam ele para a igreja para pedir esmolas na porta do templo, uma igreja sem poder, sem o Espírito Santo, não criam mais que a Presença de Deus pudesse curar um homem, uma igreja que nunca andou com Deus. Pedro e João, simplesmente, ofereceram ao coxo, aquilo que eles tinham de mais importante, Jesus! E por meio disso, o povo daquela igreja e daquela região, voltaram a conviver com a Presença manifesta de Jesus! Isaías relata com exatidão a situação da sociedade de hoje com relação a Jesus: Isaías 53-3b: “Caminhou como alguém de quem os seus semelhantes escondem o rosto, foi menosprezado, e nós não demos à sua pessoa importância alguma.” A própria igreja não dá mais o devido valor para a Presença do Rei, as pessoas tem esquecido do Espírito Santo em seus cultos, não há mais espaço para manifestação do Reino de Deus, pois a manifestação do reino do homem tem tomado cada dia mais lugar, no mundo e na igreja. Deus anseia em olhar para a terra e encontrar Pedros e Joãos, pessoas que carregam Sua Presença e a distribuem. Mas o segredo de Pedro e João está aqui: Atos 4-13: “Observando a coragem de Pedro e de João, e tendo notado que eram homens simples e iletrados, ficaram perplexos e reconheceram que eles haviam convivido com Jesus. “ Dois homens que conviveram com Jesus, que desfrutaram de Sua Presença, cujo valor era preservado o tempo todo!!

Voltemos à Sua Presença, Cristo em nós é a esperança da glória! Deus nos chama para nos achegarmos mais perto dEle, e, em contrapartida Ele se achega mais próximo de nós. Deus tem nos chamado para um relacionamento com Ele que resulte em um impacto da igreja na cidade!



Murilo Mattos

Murilo Mattos é evangelista e líder do Ministério de Ensino na Igreja Embaixada do Reino de Deus na cidade de Florianópolis-SC.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s