Mantendo a paz em nossa casa!

Mantendo a paz em nossa casa!

Por: Brandon Cox | Grace Hills Church, Bentonville, Arkansas. (EUA)

As guitarras soam agradáveis por causa da tensão. Grandes guitarristas sabem como girar os pinos de afinação o suficiente para que todas as seis cordas estejam em harmonia umas com as outras e com a afinação. Mas muita pressão, muita tensão, pode esticar ou arrebentar uma corda.

Da mesma forma, cada família experimentará pressão e tensão. É inevitável, e é possível experimentar a paz juntos, mesmo no meio da tensão. Porém muito estresse pode nos levar a arrebentar e perder a nossa harmonia.

As famílias estão enfrentando um estresse sem precedentes hoje. É resultado de dificuldades econômicas, o grau de corrida no trabalho, eventos globais e culturais, altos padrões educacionais, pressão social e muito mais. Estou convencido de que “casa” deve ser um pouco como uma ilha – um lugar seguro em uma zona de guerra. E a Bíblia nos dá direções simples sobre algumas práticas valiosas para manter a paz em nossas casas.

Aprenda a rir

Provérbios 15:13 diz:  ” O coração alegre aformoseia o rosto; mas pela dor do coração o espírito se abate.” (JFA) O riso é como um remédio, e rindo juntos como uma família é altamente terapêutico. E não é preciso muito esforço para encontrar coisas para rir. Minha filha e eu escutamos o canal “PG Comedy” no Pandora dentro do carro. Nós todos tiramos selfies em grupo fazendo caretas, que é ajustada ainda mais com o app de Photobooth. Aprenda a rir, mesmo em dias difíceis.

Cultive o contentamento

“Famílias estão quebrando e queimando hoje nos escombros de desastre financeiro por causa de dívidas. Devemos ter, e então precisamos ter mais. Mas Paulo escreveu em 1 Timóteo 6: 6-8,  De fato, a piedade acompanhada de alegria espiritual é grande fonte de lucro. Porque ingressamos neste mundo sem absolutamente nada, e ao partirmos daqui, nada podemos levar; por isso, devemos estar satisfeitos se tivermos com o que nos alimentar e vestir. “ (KJA)

Ou, nas palavras de Mary Poppins, “o suficiente é tão bom quanto um banquete”. A palavra “suficiente” é ótima para expressarmos em nosso vocabulário regularmente para nos lembrar da diferença entre necessidades e necessidades. É certamente possível ter  suficientes brinquedos, suficientes comidas, ou suficientes aparelhos e suficiente é tão bom como um banquete.

Aliviar a raiva

Provérbios 15:18 diz,  “O temperamento explosivo é o estopim das brigas, mas o espírito tranquilo mantém a paz. “ (MSG). Nem toda raiva é ruim. A raiva é apenas uma emoção humana normal. E tudo o que decidimos fazer com a nossa raiva que importa. Quando nós alimentamos nossos sentimentos internos e liberamos ou explodimos mais tarde, ninguém sai ganhando. A melhor solução é desenvolver a prática de dar respostas suaves um ao outro.

Um dos melhores versos para as famílias aprenderem em conjunto é encontrado em Provérbios 15: 1, “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a violência.” (KJA). Imagine a mudança que você verá em sua casa, se a primeira resposta de todos da família for gentil.

Caminhe em Sabedoria

Para caminhar com sabedoria, vocês precisam caminhar juntos. Perceba que sua família é uma equipe e todo mundo tem uma posição para jogar. Não são os pais contra as crianças, é a família se tornando tudo o que Deus planejou juntos, como uma equipe.

Pais, Deus lhe deu autoridade dentro de casa, e não do modo que você possa tomar o lugar de Deus na vida de seus filhos, mas para que você possa ser Seu representante. Deus lhe deu sabedoria para guiá-los. E Ele te dará mais! Provérbios 15:24 diz:  “A pessoa sábia escolhe o Caminho da vida, que conduz para cima, e assim evita as trilhas que descem para o inferno.” (KJA)

Expressar gratidão

Filipenses 4: 6-7 diz: Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça. E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.(KJA). Há um poder incrível em orar sobre pressão e expressar gratidão. Há uma ligação direta entre gratidão e alegria, e muitas vezes quando lutamos para encontrar a alegria, a gratidão é a resposta.

Você pode ter uma tradição familiar como a nossa no Dia de Ação de Graças. Pouco antes de comer o peru e vestir-se, expressamos algo pelo qual estamos agradecidos. Mas eu gosto ainda mais quando fazemos isso aleatoriamente, não apenas em um feriado.

Para fazer de sua casa uma ilha no meio de águas turbulentas, tente ser intencional sobre descobrir a verdade juntos, rir juntos e encorajar uns aos outros. Deus sabe que precisamos de casas pacíficas mais do que nunca!

Traduzido sob autorização da pastors.com por: Murilo Mattos

Original: http://pastors.com/5-practices-of-a-peaceful-home/



Brandon é pastor desde os dezenove anos e tem servido igrejas, grandes e pequenas, inclusive servindo como Pastor na Igreja Saddleback e Grace Hills Church. Atualmente, ele está plantando uma igreja com propósitos específicos no noroeste de Arkansas. Ele também atua como Editor do Pastors.com e Rick Warren’s Pastors ‘Toolbox, é autor de um blog para líderes da igreja, bem como um blog sobre questões dos homens, um blog sobre blogs e um blog sobre mídias sociais. Ele também é o autor de Rewired: Usando a tecnologia para compartilhar o amor de Deus. Brandon também treina pastores e líderes em parceria com CourageToLead.com.


 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s