A necessidade de toda igreja.

A necessidade de toda igreja.

Por: Ray Hollenbach | http://studentsofjesus.com

Discipulado é o grande chamado da igreja, e o único solo que produz discípulos é uma cultura da igreja local de formação espiritual. Qualquer ministério da igreja pode (e deve) crescer a partir deste solo.

Porém aqui está o desafio: cada igreja já tem uma cultura existente; Qualquer tentativa de mudar a composição do “solo” exigirá o trabalho profundo e paciente de cultivar, fertilizar e desmatar. A mudança cultural não é nem uma tática nem uma estratégia: é uma transformação. O famoso Peter Drucker  observou, “A cultura alimenta a estratégia no almoço.” Na verdade, ele deveria ter dito, “café da manhã, almoço e jantar”, porque a cultura dominante em qualquer organização é o grande fator oculto no ministério. (Observe os plantadores de igrejas: começam aqui , porque no momento em que sua igreja tem dois anos de idade, a sua cultura está começando a produzir frutos, sejam bons ou ruins.)

Problemas de formação espiritual e de discipulado não são questões de planejamento, método ou mesmo ensino – nem sequer são perguntas. Formação espiritual e discipulado são mais como horticultura do que educação. O solo é preparado, as sementes são selecionadas e plantadas, as ervas daninhas são tratadas à medida que surgem, e a colheita pode parecer um sonho distante. Porém, o bom solo traz grandes colheitas. Sucesso em fazer discípulos não é (de início) medido quantitativamente, mas qualitativamente.

Aqui estão algumas perguntas que deveríamos fazer: as pessoas de nossa igreja estão se tornando mais parecidas com Jesus? Acreditamos mesmo que é possível ser conformado à imagem de Cristo? Será que nossos  líderes  também pensam da mesma forma? Quem deve realizar o trabalho de fazer discípulos? Como o crescimento espiritual interage com as métricas de atendimento e finanças? O modelo cultural atual da minha igreja é sustentável além da instrução ou motivação externa? Se nossas instalações e recursos desaparecerem, nossa igreja poderia continuar a existir?

Ser discípulo – e fazer discípulos – é onde o crescimento pessoal e a vida da igreja se cruzam. Então, ( em unidade ) todos nós devemos fazer estas perguntas. Por que não trazê-los para sua igreja?

Traduzido sob autorização da http://studentsofjesus.com por: Murilo Mattos

Original: What Every Church Needs



Ray HollenbachRay Hollenbach

Ray Hollenbach é marido, pai, escritor, pastor, empresário e estudante de Jesus. Ray tem mestrado em teologia pela Campbellsville University, e uma licenciatura em comunicações na Universidade Estadual de Illinois. Ele trabalha como instrutor adjunto na Campbellsville University. É o autor de  Deeper Grace , um livro concebido para alargar a nossa compreensão da graça de “salvação” para a transformação e  The Impossible Mentor , um livro sobre as fundações de discipulado.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s