Uma Estrutura Útil para o Ensino no Ministério.

Uma Estrutura Útil para o Ensino no Ministério.

Por: Eric Geiger | ClearView Baptist Church, Franklin, TN (EUA)

Quando você pensa em apresentar, ensinar ou entregar uma mensagem, há um plano útil que determina como você deve estruturar a mensagem? Preparar o conteúdo é fundamental, mas também devemos preparar a maneira de como será entregar esse conteúdo.

Quando eu estava servindo como um pastor de ensino e dirigindo para o seminário no meu dia de folga (muito antes do luxo do ensino a distância), eu fiz uma aula sobre o estudo da Bíblia. O texto usado na aula foi do livro Creative Bible Teaching de Lawrence Richards e Gary Bredfeldt. Embora eu tenha certeza de que toda a classe e todo o livro didático eram informativos e inspiradores, o que mais me recordo e o que mais me impactou de forma tangível foi uma estrutura pegajosa para o ensino. Costumo me lembrar dela quando me preparo para uma mensagem. Aqui está a única coisa que me ajudou muito nas minhas aulas: Cativar, Livro, Ver, Aplicar. Ao pensar em entregar uma mensagem, penso em todos os quatro elementos. Aqui estão eles:

Cativar

A atenção geralmente segue o interesse, assim um gancho forte no começo de uma mensagem cativa o interesse e a necessidade, assim aqueles que escutam serão levados a dar sua atenção.

Livro

Depois de cativar a atenção, um professor deve levar as pessoas ao livro – a Palavra de Deus. Sem a Palavra, uma mensagem é sem poder. O gancho levanta uma questão ou uma necessidade que o livro, a Bíblia, responde ou direciona.

Ver

Um mestre qualificado aplica a Escritura à vida daqueles que escutam. O texto deve ser colocado no contexto daqueles que estão ouvindo para que eles possam olhar para as implicações de suas vidas.

Aplicar

O “aplicar” é sobre a ação, sobre não apenas ouvir a Palavra, mas fazer o que ela diz. Depois de aplicar a Palavra ao coração do povo, eles devem ser chamados a responder, e agir.

Embora o apóstolo Paulo e Jesus certamente não escrevessem mensagens com essa estrutura em mente, duas de suas mensagens mais famosas podem ser usadas como exemplos para o ritmo de captar atenção, levar as pessoas à verdade, aplicá-la e pedir uma resposta .

Quando Paulo pregou em Atos 17, ele primeiro cativou a atenção daqueles ouvintes apontando os ídolos em seu dia (cativar). Ele então declarou o Senhor como o único Deus verdadeiro (livro) que declara para que as pessoas em todos os lugares se arrependam. Alguns ridicularizaram e alguns acreditaram, mas a declaração da mensagem exigiu uma resposta.

Quando Jesus se encontrou com a mulher no poço (João 4), Ele usou água para cativar sua atenção e mostrar a ela que precisava mais do que água física (cativar). Jesus declarou o dom e a satisfação da vida eterna a Ele mesmo como o Messias (livro). Ele a ajudou a enxergar o vazio em sua própria vida, pedindo que ela chamasse seu marido (ver). Ela estava tão animada sobre o encontro com Cristo que correu para contar aos outros e deixou seu jarro de água para trás (aplicar).

Se um livro, uma aula ou um seminário me dá um quadro, uma aplicação forte , o investimento de tempo e dinheiro vale a pena na minha opinião. Cativar, Livro, Ver, Aplicar tem sido útil para mim. Cative os ouvintes para que eles sintam a necessidade de ouvir. Traga-os para o livro que finalmente transforma. Ajude-os a olhar para suas próprias vidas à luz da mensagem. E desafie-os a aplicar.

Traduzido sob autorização por: Murilo Mattos

Original: A helpful framework for teaching in ministry



Resultado de imagem para eric geigerEric Geiger

Eric Geiger é um dos Vice-Presidentes da LifeWay Christian Resources , líder da Divisão de Recursos. Eric recebeu seu doutorado em liderança e ministério da igreja na Southern Seminary . Eric é o autor e co-autor de vários livros, incluindo Creature of the Word eo livro de liderança da igreja mais vendido, Simple Church . Ele também serve como pastor sênior da ClearView Baptist Church em Franklin, Tennessee.


 

Anúncios

2 comentários sobre “Uma Estrutura Útil para o Ensino no Ministério.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s