Meus 3 Objetivos na Pregação.

Meus 3 Objetivos na Pregação.

Por: Eric Geiger | ClearView Baptist Church, Franklin, TN (EUA)

Na última década tenho investido muito tempo para falar em público. Em reuniões de funcionários, sessões plenárias, reuniões em conferências, consultoria com líderes de e falando sobre livros que escrevi, dei centenas e centenas de apresentações de liderança e ministério. Também preguei semanalmente nos últimos anos como pastor de ensino, pastor interino e agora como pastor sênior bi-vocacional. A pregação é diferente. Tanto no fardo da responsabilidade quanto no impacto eterno, pregar a Palavra de Deus a uma congregação de Seu povo supera em muito o fato de falar sobre outros assuntos. A pregação difere de outras palavras, pois a mensagem que transmitimos é a única mensagem que durará para sempre (Isaías 40: 8), a única mensagem que traz alguém para a fé salvadora (Romanos 10:17) e a única mensagem que pode transformar a Coração humano (1 Pedro 1:23).

Então, qual é o meu objetivo na pregação? Meu bom amigo Ed Stetzer me perguntou isso recentemente e isso me levou a anotar alguns dos meus pensamentos. Uma maneira de descrever essa mordomia sagrada é “Ensinar Cristo e o texto em seu contexto”. O objetivo é tríplice:

1. Ensine a Cristo

O apóstolo Paulo lembrou aos que foram ministrados na cidade de Corinto que ele decidiu não saber nada entre eles “exceto Jesus Cristo e Ele crucificado” (1 Coríntios 2: 2). É possível preparar uma passagem e não ensinar a obra de Cristo para nós, mas fazê-lo não é fiel a toda a história da Escritura e não consegue mudar os corações com a graça de Jesus. De sua pregação, Charles Spurgeon disse: “Pego o meu texto e faço um caminho mais curto para a cruz.” Em outras palavras, ele iria percorrer o texto ao mesmo tempo mover as pessoas para Cristo e a cruz o mais rapidamente possível.

2. E o texto

Embora devamos apontar as pessoas para Cristo continuamente, devemos também de uma maneira adequada expor o texto que estamos ensinando. Em seu livro Preaching , Tim Keller defende esse equilíbrio: “Temos um equilíbrio para atingir – não pregar Cristo sem pregar o texto, e não pregar o texto sem pregar Cristo.” O texto deve ser aberto. A Escritura deve ser exposta. Pregadores que não se apegam firmemente à verdade, à confiança e ao poder da Palavra encontrarão outra coisa para expor. E tudo o que eles acham está abaixo em comparação a Cristo. Se as pessoas não nos vêem segurando firmemente a Palavra em nossas mensagens, somos tolos ao pensar que elas se manterão firmes na Palavra em suas próprias vidas.

3. No seu contexto

O mestre / pregador deve colocar a mensagem de mudança de vida no contexto daqueles que escutam. Colocar a mensagem no contexto daqueles que escutam é ser fiel na maneira como o Senhor nos serviu, entrando neste mundo quebrantado e caído para nos resgatar. Ele também colocou a Palavra escrita em uma linguagem urbana moderna, como Calvin Miller nos lembrou: “Devemos lembrar que o Novo Testamento não nasceu em colônias gregas. Koine em grego é, naturalmente, ‘rua’. O evangelho de Cristo foi escrito em uma linguagem urbana amigável. “Porque amamos as pessoas com quem falamos, devemos tentar tornar a mensagem de Cristo acessível a elas. Para fazer isso requer um amor para com aqueles que estamos falando. Sem amor, os pregadores são apenas gongos e retumbantes címbalos, apenas desordem sem compaixão. O pregador anglicano Richard Cecil declarou: “Amar a pregação é uma coisa, amar aqueles a quem pregamos é outra completamente diferente”.

Traduzido sob autorização por: Murilo Mattos

Original: My 3 Goals in Preaching



Resultado de imagem para eric geigerEric Geiger

Eric Geiger é um dos Vice-Presidentes da LifeWay Christian Resources , líder da Divisão de Recursos. Eric recebeu seu doutorado em liderança e ministério da igreja na Southern Seminary . Eric é o autor e co-autor de vários livros, incluindo Creature of the Word eo livro de liderança da igreja mais vendido, Simple Church . Ele também serve como pastor sênior da ClearView Baptist Church em Franklin, Tennessee.



2 comentários sobre “Meus 3 Objetivos na Pregação.

Deixe um comentário