Anda na Minha Presença!

Anda na Minha Presença!

Por: Murilo Mattos | Igreja Embaixada do Reino de Deus – Florianópolis-SC
Nesses dias Deus está levantando uma geração de pessoas apaixonadas por Ele, por Seu Filho Jesus Cristo, por Seu Espírito e pela Sua Presença. Infelizmente a Presença de Deus tem perdido o valor ( não pelo fato de se tornar algo precário, mas porque não temos dado a ela o sua devida importância ). Não há mais espaço para o Espírito de Deus nas igrejas, ministérios, na vida de alguém ou dentro de uma família, lamentavelmente o crente tem perdido a ciência da Presença de Deus em um determinado lugar, mal damos conta de que Ela esta ou não no ambiente, e isso já não tem tido tanta importância. Nada nesse mundo expressa o real valor sem a Presença de Deus.
Veremos alguns momentos na vida de Abraão e do seu filho Isaque que resultaram no comprimento de uma promessa dada por Deus. Algumas situações foram resultados de uma tomada de decisão errada onde foi pago um preço alto, outros foram frutos de obediência a uma ordem dada por Deus. Porém o comprimento da promessa foi resultado da decisão de Abraão e de Isaque em andar na Presença de Deus.
Gênesis 12 – 1 ao 10
Temos muitas coisas em comum com a vida de Abraão, uma delas é a promessa. Todo ministério, chamado, propósito e família estão debaixo de uma promessa ou de uma palavra vinda da parte de Deus, Ele não faz nada sem um propósito. Existe sim um propósito pela qual você congrega nessa igreja, vive em uma determinada cidade,  existe um propósito pelo qual você nasceu ou faz parte desta família, porém, junto com essa promessa existe algumas determinações, ou diretrizes, dada por Deus, para que venhamos a desfrutar da plenitude de uma vida com Ele. Veremos a seguir alguns erros e acertos da parte de Abraão e de Isaque.

NÃO LEVE BAGAGENS DESNECESSÁRIAS.

“Então partiu Abrão como o orientara o SENHOR, e Ló o acompanhou. Abrão tinha setenta e cinco anos de idade quando saiu das terras de Harã. Levou consigo sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam conseguido amealhar e todos os escravos comprados em Harã; tomaram o rumo das terras de Canaã e lá chegaram…” (Gênesis 12-4,5)
.
Deus havia dado uma ordem a Abraão para sair da terra, da parentela e da casa do seu pai, não havia necessidades para Abraão levar seus bens, escravos e muito menos seu sobrinho Ló. A única necessidade seria sua esposa Sarai. Tudo isso, mais tarde, se tornou uma fardo desnecessário, e lhe acarretara muitos problemas, principalmente Ló. Seu sobrinho o levou a entrar em uma guerra desnecessária. Abraão estava disposto a viver o novo de Deus, porém não estava disposto a abrir mão do passado. Jesus ensina algo poderoso a respeito disso:
Ninguém coloca remendo novo em roupa velha; porque o remendo força o tecido da roupa e o rasgo aumenta. Nem se põe vinho novo em odres velhos; se o fizer, os odres rebentarão, o vinho derramará e os odres se estragarão. Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e assim ambos ficam conservados”.(Mateus 9-16,17)
A promessa se conservará, a partir do momento que você se renovar. Muitos não tem desfrutado do novo porque insiste em continuar com os velhos, velhos costumes da família, velho jeito de pensar, Deus dá uma direção a seguir,  até aceitável, desde que possa levar consigo os costumes do passado, a tradição da família, os velhos pensamentos mundanos, tudo isso tem “estragado” a promessa, do mesmo modo que o odre velho tem estragado o vinho que está novo. Não carregue bagagens desnecessárias, isso prejudicará você mais á frente. Leve apenas o essencial. Mais tarde, um momento de escassez chega a terra, e toda essa bagagem que Abraão levou, não pôde trazer livramento. Não existe um plano B, Jesus é tudo aquilo que você precisa.

NÃO SAIA DO LUGAR QUE DEUS TE COLOCOU.

Contudo, sobreveio grande escassez e fome sobre as terras de Canaã, e Abrão desceu para o Egito, para ali viver algum tempo, porquanto a falta de alimentos assolava a terra. (Gênesis 12-10)
A bíblia afirma que Abraão chegou na terra determinada por Deus, ali ele estabeleceu um altar, a Presença de Deus estava ali e confirmou a promessa. Mesmo andando de um lugar ao outro, ele estava dentro dos limites da terra estabelecida por Deus, da terra onde a Presença se manifestava. Deus estava com Abraão, falava com Abraão, havia um relacionamento entre Deus e Abraão, até que um problema ocorre, uma tempo de seca, fome e escassez chegou ao lugar onde Deus havia prometido, e ele desce ao Egito. A partir daí, não há mais um relacionamento entre eles, o único momento que Deus aparece, em favor de Abraão nas terras do Egito, foi para trazer um castigo a Faraó, porém Ele nem se manifestou para Abraão. Não há relacionamento íntimo com Deus no Egito, você até pode ver a manifestação dEle, porém intimidade não. Abraão perde o relacionamento com Deus ao sair do lugar onde a Presença estava.
Quantas vezes deixamos o lugar determinado por Deus, por causa de um problema ou uma circunstância adversa? Precisamos entender que nem sempre os momentos serão favoráveis ás nossas vistas no lugar que Deus nos colocou, no mundo teremos aflições, e é necessário que elas venham, porém precisamos entender que o Espírito de Deus está conosco. Cristo nos prometeu que estaria conosco todos os dias, independente da situação, apenas devemos permanecer no lugar da Sua Presença, precisamos permanecer com Ele. Nem sempre o que nos tira da Presença de Deus seja um tempo ruim, muitas pessoas conseguem alcançar aquilo que tem buscado em Deus, e isso o afasta do próprio Deus. Quantos empregos, provisões, casamentos, até mesmo ministérios levaram muitos a se afastar da Presença de Deus.
A ida de Abraão para o Egito custou muito caro a ele, sua primeira atitude ao sair da Presença foi pecar e levar sua família a pecar junto, induzindo Sara a praticar uma mentira. Líderes fora da Presença de Deus conduzem seu povo a pecar. Ministérios estão perecendo, igrejas saindo do propósito, famílias sofrendo justamente porque seus líderes saíram da Presença de Deus ou do lugar onde Ela estava. Não há mais vestígios de intimidade ou relacionamento. Assim como Abraão, devido a circunstâncias da vida, deixamos de crer, e tomamos a decisão de sair do lugar onde Deus está.
Ao ser expulso do Egito, Faraó providenciou todo o necessário para Abraão deixar aquele lugar e voltar a Canaã. Nessas circunstâncias, no Egito quem provê é o Faraó e isso é outro problema que custou muito caro a Abraão. Primeiro porque trouxe os costumes do Egito para a terra de Deus, Abraão e sua família estavam novamente na “terra da promessa”, porém com costumes e bagagens trazidas do Egito. Pastores, líderes e pais tem trazido costumes do mundo para dentro das igrejas, ministérios e para dentro de suas casas. Tem corrompido aquilo que é Deus, com costumes do mundo. Ideias lá de fora tem sido implantados dentro de igrejas, ministérios e casas. Famílias cristãs, porém costumes mundanos.
O maior problema trazido do Egito por Abraão, foi uma serva de Sara chamada Hagar, serva pela qual Sara propôs um atalho para alcançar aquilo que Deus prometeu para Abraão, gerando um filho que Deus não havia planejado, chamado Ismael. Quando Deus pede para Abraão sacrificar Isaque, Ele faz uma declaração interessante:
Então Deus lhe ordenou: “Toma Isaque, teu filho, teu único filho, a quem tu muito amas…(Gênesis 22-2)
Deus não considerou Ismael filho de Abraão. Ismael não estava nos planos, Deus não tem compromisso com coisas que Ele não deu. Ismael foi uma decisão de Sara, Hagar e Abraão, enquanto Isaque foi uma decisão de Deus. Deus se compromete com tudo aquilo que Ele planeja.

ANDA NA MINHA PRESENÇA.

Quando Abrão completou noventa e nove anos, o SENHOR lhe apareceu e declarou: “Eu Sou El-Shaddai, Deus Todo-Poderoso, anda na minha presença e sê íntegro! (Gênesis 17-1)
Deus começou a colocar em ordem a vida de Abraão, lhe dando uma direção que mudaria seu destino eternamente: “Anda na minha Presença e sê íntegro.” O segredo para que as coisas comecem a ter vida é “andar na Presença de Deus”. Precisamos aprender a andar nessa Presença, precisamos fazer da Presença dEle nossa habitação. Não importa por onde você ande, desde que seja nas dependências de Sua Presença. A vida se encontra na Presença de Deus!

UMA DIREÇÃO PARA ISAQUE.

Houve naquela região uma época de grande escassez de alimentos, como ocorrera no passado, no tempo de Abraão. Por esse motivo, Isaque foi até a cidade de Gerar, onde Abimeleque era o rei dos filisteus. O SENHOR apareceu a Isaque e orientou-o: “Não desças ao Egito; fica na terra que Eu te indicar. Habita nesta terra, Eu estarei contigo e te abençoarei. ( Gênesis 26-1 ao 3)
Isaque se encontrava na mesma situação que seu pai Abraão há alguns anos antes. A princípio Isaque tomou a mesma decisão de seu pai, sair da terra. Porém Deus, sabendo do problema que estava para acontecer, desceu no exato momento e ordenou a Isaque: “Não desças ao Egito; fica na terra que Eu te indicar. Habita nesta terra, Eu estarei contigo e te abençoarei.” Mais a frente, nesse mesmo capítulo, vemos Isaque cometendo o mesmo pecado que seu pai, induzindo sua esposa a mentir, porém a bíblia declara:
Isaque semeou naquela terra; e, naquele ano, colheu o cêntuplo, porque o SENHOR o abençoou. O homem enriqueceu, e sua riqueza continuou a crescer, até que ficou riquíssimo e poderoso. ( Gênesis 26 – 12,13)
Percebemos que o “maior” erro, ou pecado de Abraão não foi a mentira, mas ter saído da Presença de Deus. Embora Isaque tivesse mentido ( não que isso seja aceitável a Deus, até mesmo porque Deus exortou a Abraão além de andar em Sua Presença, ser também íntegro ), Deus o fez prosperar. Deus esta a procura de pessoas que não se corromperam no Egito, mas que vivam em Sua Presença. Pessoas, igrejas, ministérios e famílias que não estão dispostas a viver com os costumes do mundo, mas estão totalmente dispostas a viver com os costumes do Reino.
A cultura de Deus precisa estar presente em nossas vidas. Estamos vivendo em um tempo onde a cultura do mundo tem estado muito presente em nossas igrejas, até mesmo ministérios. Cultos sendo feitos para os homens e não mais para Deus. Jesus tem estado do lado de fora de sua própria casa, seu Espírito não tem se manifestado mais. Famílias perdendo o propósito, pais conduzindo sua casa para longe de Deus, não existe mais referenciais dentro de nossas famílias.
É necessário que a Presença volte!


Murilo Mattos

Murilo Mattos é evangelista e líder do Ministério de Ensino e Adoração na Igreja Embaixada do Reino de Deus na cidade de Florianópolis-SC


Anúncios

Um comentário sobre “Anda na Minha Presença!

  1. Aleluias como é bom saber que a semente plantada a muito tempo atrás e através da oração está dando seus frutos. Que a bênção do Senhor te acompanhe e que POSSAMOS viver na presença do nosso Deus…Pois ele diz HÁ UM LUGAR AQUI NA FENDA DA ROCHA…QUE PODEMOS NOS ESCONDER…Deus abençoe AMIGO..

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s